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Cruise Control
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Cruise Control
Ora aqui vai um tópico para a montagem do cruise control na grande maioria dos MK4 Tdi.. Nos gasosas e alguns fumarentos existem algumas diferenças e mais cablagem a montar entre a centralina e o interior, pois não está lá ainda.
Por conta e risco de cada um, não se venham queixar se algo correr mal.. Atenção que estão envolvidas peças perigosas como airbag e outros que é necessário remover.
Material necessário:
Manete piscas: 1J095351301C
Cablagem cruise: 1J0971425A
VAG-COM
Chaves com fartura..
Objectivo: tirar isto:
Colocar isto em funcionamento:
DESLIGAR A BATERIA!
Para dummies aqui está. Passo muito importante para evitar erros e acidentes
Desmontar plásticos por baixo do volante e desapertar cobertura superior da coluna de direcção. Tirar protecção da caixa de fusíveis e desapertar a mesma do suporte no tablier.
Com uma pequena chave de fenda, rodar o volante e introduzir nos dois furos para soltar as molas que seguram o air-bag. Existe DIY para remover o volante caso necessitem.
Vista do interior do volante e das molas que seguram o airbag:
Retirar a ficha amarela que liga na parte traseira do airbag, puxando gentilmente e com cuidado. Colocar o airbag em local seguro, evitar qualquer tipo de pancada com o mesmo.
Desapertar o parafuso que segura o volante. Verificar se a marcação no volante está alinhada com a marcação na coluna de direcção e depois remover, puxando.
Atenção aos dois parafusos que fixam a parte inferior da tampa da coluna de direcção e ficam escondidos e tapados pelo volante. Retirar o plástico inferior:
Remover as fichas que estão ligadas no mecanismo de contacto ao volante. Atenção aos carros com ESP, este é o sensor de ângulo da direcção, não é propriamente muito barato.
Retirar o mesmo e substituir a manete normal dos piscas pela que tem o cruise:
O aspecto será este:
Passando para o exterior:
Desapertar as hastes das escovas e tirá-las. Retirar a borracha junto ao plástico que fica por baixo do pára-brisas, vulgarmente conhecido por "torpedo".
Com os dedos junto ao pára-brisas puxar gentilmente o torpedo na perpendicular ao vidro para soltar o mesmo das molas e retirá-lo:
Desapertar os 3 parafusos que seguram o corpo e motor das escovas e remover:
Desapertar os dois parafusos que seguram o plástico de acesso à cablagem interior:
Agora levantar e localizar a ficha preta que é a que necessitamos de trabalhar. Desligá-la da parte interior:
Como se pode verificar aqui esta cablagem que vai para a centralina está completa. Podemos observar os vários cabos já nas suas posições:
Na parte interior meter a mão do emaranhado e puxar a ficha para baixo:
Já temos espaço para trabalhar:
Observem que a ficha apenas tem dois cabos ligados, (positivo e sensor pedal travão)
Inserir os terminais na ficha de acordo com as respectiva posição:
1: Azul
2: Vermelho/Amarelo
3: 2 cabos Amarelo/Preto
4: Vermelho/Preto
5: Amarelo/Branco
6: X
7: X
8: X
9: Branco
10: X
Deverá ficar a ficha com este aspecto:
Invertida:
Ligar a ficha novamente no conector e já podemos montar tudo na parte de fora como estava.
Desapertar a tampa de protecção na parte traseira da caixa de fusíveis e retirar o fusível n.º 5 (7.5A).
Ligar o cabo azul e preto que faltava da cablagem do cruise, na parte morta (sem corrente) deste fusível.
Se for a cablagem indicada acima remover o fio da caixa de fusíveis e encaixar no terminal da cablagem do cruise. Em seguida encaixar o da cablagem do cruise na caixa de fusíveis.
Parece complicado mas não tem nada que enganar.
Montar as peças todas, volante, plásticos, etc pela ordem inversa.
Activar o cruise com o VAG-COM:
01 - Engine
Login - 11
Inserir o código 11463
Clicar "Do It!"
Está feito, este é o produto FINAL :
Por conta e risco de cada um, não se venham queixar se algo correr mal.. Atenção que estão envolvidas peças perigosas como airbag e outros que é necessário remover.
Material necessário:
Manete piscas: 1J095351301C
Cablagem cruise: 1J0971425A
VAG-COM
Chaves com fartura..
Objectivo: tirar isto:
Colocar isto em funcionamento:
DESLIGAR A BATERIA!
Para dummies aqui está. Passo muito importante para evitar erros e acidentes
Desmontar plásticos por baixo do volante e desapertar cobertura superior da coluna de direcção. Tirar protecção da caixa de fusíveis e desapertar a mesma do suporte no tablier.
Com uma pequena chave de fenda, rodar o volante e introduzir nos dois furos para soltar as molas que seguram o air-bag. Existe DIY para remover o volante caso necessitem.
Vista do interior do volante e das molas que seguram o airbag:
Retirar a ficha amarela que liga na parte traseira do airbag, puxando gentilmente e com cuidado. Colocar o airbag em local seguro, evitar qualquer tipo de pancada com o mesmo.
Desapertar o parafuso que segura o volante. Verificar se a marcação no volante está alinhada com a marcação na coluna de direcção e depois remover, puxando.
Atenção aos dois parafusos que fixam a parte inferior da tampa da coluna de direcção e ficam escondidos e tapados pelo volante. Retirar o plástico inferior:
Remover as fichas que estão ligadas no mecanismo de contacto ao volante. Atenção aos carros com ESP, este é o sensor de ângulo da direcção, não é propriamente muito barato.
Retirar o mesmo e substituir a manete normal dos piscas pela que tem o cruise:
O aspecto será este:
Passando para o exterior:
Desapertar as hastes das escovas e tirá-las. Retirar a borracha junto ao plástico que fica por baixo do pára-brisas, vulgarmente conhecido por "torpedo".
Com os dedos junto ao pára-brisas puxar gentilmente o torpedo na perpendicular ao vidro para soltar o mesmo das molas e retirá-lo:
Desapertar os 3 parafusos que seguram o corpo e motor das escovas e remover:
Desapertar os dois parafusos que seguram o plástico de acesso à cablagem interior:
Agora levantar e localizar a ficha preta que é a que necessitamos de trabalhar. Desligá-la da parte interior:
Como se pode verificar aqui esta cablagem que vai para a centralina está completa. Podemos observar os vários cabos já nas suas posições:
Na parte interior meter a mão do emaranhado e puxar a ficha para baixo:
Já temos espaço para trabalhar:
Observem que a ficha apenas tem dois cabos ligados, (positivo e sensor pedal travão)
Inserir os terminais na ficha de acordo com as respectiva posição:
1: Azul
2: Vermelho/Amarelo
3: 2 cabos Amarelo/Preto
4: Vermelho/Preto
5: Amarelo/Branco
6: X
7: X
8: X
9: Branco
10: X
Deverá ficar a ficha com este aspecto:
Invertida:
Ligar a ficha novamente no conector e já podemos montar tudo na parte de fora como estava.
Desapertar a tampa de protecção na parte traseira da caixa de fusíveis e retirar o fusível n.º 5 (7.5A).
Ligar o cabo azul e preto que faltava da cablagem do cruise, na parte morta (sem corrente) deste fusível.
Se for a cablagem indicada acima remover o fio da caixa de fusíveis e encaixar no terminal da cablagem do cruise. Em seguida encaixar o da cablagem do cruise na caixa de fusíveis.
Parece complicado mas não tem nada que enganar.
Montar as peças todas, volante, plásticos, etc pela ordem inversa.
Activar o cruise com o VAG-COM:
01 - Engine
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Inserir o código 11463
Clicar "Do It!"
Está feito, este é o produto FINAL :
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